Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Comunicar 30 anos Brasão da PUC-Rio
Entrevista

Repertório: teatro contemporâneo na PUC Por: Marcelo Antonio Ferreira

A partir de maio, o campus da PUC ganha uma nova experiência: o Projeto Repertório. A proposta foi criada pela nova coordenadora do curso de Artes Cênicas, professora Ana Kfouri, e, até julho, três peças teatrais serão encenadas em diferentes espaços da Universidade. O elenco e a produção são compostos por mais de 30 alunos do curso, e os espetáculos vão ser montados em ambientes não-convencionais.

 Ana Kfouri, Natalia Balbino, Lucas Pinho e Dayene Santana. Foto: Lucas Simões
Ana Kfouri, Natalia Balbino, Lucas Pinho e Dayene Santana. Foto: Lucas Simões

Os três espetáculos são adaptações de obras de diversos autores, assinadas por alunos de Artes Cênicas. O primeiro será Obsessões, baseado em textos de Nelson Rodrigues, e estreia na sexta-feira, 5, no Laboratório de Artes Cênicas (LAC), às 20h. O segundo, ANÁNKÊ, será uma reunião de textos de vários dramaturgos. A terceira montagem será Boca de Miséria, uma adaptação de textos de Hilda Hist. Ana e os alunos Natalia Baldino, Lucas Pinho e Dayene Santana explicam um pouco do conceito do projeto.

Qual é a estrutura do Projeto Repertório?

Ana Kfouri: São espaços pensados com a dramaturgia. Há todo um trabalho de teatro contemporâneo, de um pensamento da não-representação, que significa uma não-hierarquização das coisas: tudo está dizendo. O espaço, a fala, o corpo, a música. No segundo espetáculo, ANÁNKÊ, não usamos luz, a iluminação é toda natural. É uma fala muito potente, política e ética. É uma oportunidade de o público também fazer essa relação com os espetáculos, pela palavra. Isso é a ligação.

Como é o envolvimento dos alunos no projeto?

Ana:
Neste projeto, todos assinam a dramaturgia, a partir dos textos dos autores originais. Meu trabalho é no entendimento da palavra como campo de força. Para a formação dos alunos é uma experiência incrível, pois as artes cênicas se fazem nisso: o pensar e viver no coletivo. É importante eles estarem como artistas, produtores e atores. Cada um está muito potencializado individualmente, o que gera um senso de coletividade.

Natalia Balbino: Estamos abrindo os horizontes. Além da experiência como atores, ganhamos a experiência como produtores. E são os próprios alunos e atores que fazem a ambientação, iluminação e figurino do espetáculo.

Lucas Pinho: Também tem o fato de termos a oportunidade de praticar isso dentro da Universidade. O compromisso, a responsabilidade, saber que determinadas coisas estão em suas mãos para que tudo ocorra perfeitamente. Vamos ficar dois meses em cartaz, com três espetáculos em três lugares diferentes.

Dayene Santana: Saímos da Universidade já para outro campo, pois sabemos o que queremos fazer. E, ao mesmo tempo, olhamos para os nossos colegas de turma como profissionais que vão trabalhar conosco futuramente. Criamos outra relação com essas pessoas, saímos daqui confiando nelas.

Como esse projeto afeta a formação do aluno?

Ana:
Já dentro da Universidade os alunos estão fazendo uma pesquisa de linguagem continuada, na qual se aprofunda e descobre novas coisas. É muito legal para os atores ir para o mercado com esse senso de grupo. Essa vivência vaza no palco. Ele está totalmente comprometido, sem a vaidade do “eu”. Teatro é isso.

PROGRAMAÇÃO

Obsessões 
Dias: 5, 12, 19 e 26 de maio e 2, 9, 16, 23 e 30 de junho.
Local: LAC.
Horário: sextas-feiras, às 20h.

ANÁNKÊ
Dias: 6, 13, 20 e 27 de maio; 4, 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho.
Local: Exterior do LAC.
Horário: sábados de maio e domingos de junho e julho, às 16h.

Boca de Miséria
Dias: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de maio; 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho e 1º e 2 de julho.
Local: Vila dos Diretórios.
Horário: sábados e domingos, às 19h.

Publicada em: 28/04/2017 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < O papel da mulher sob o olhar da religião O VII Simpósio de Teologia PUC...

próxima > Um contato com a rotina universitária A coordenadora do PUC por Um D...

DESTAQUES

Representatividade

Palestra sobre a questão da mulher negra no Brasil e conversa com a cantora IZA ocorrerão na quinta-feira, 21, na Universidade. Leia mais

Visita ao Jardim Botânico

No dia 30, às 8h, o professor Henrique Rajão fará uma visita guiada no Jardim Botânico. Os ingressos custam a partir de R$7. Leia mais

Enade 2018

No dia 25 de novembro, os alunos que se formam até julho de 2019 ou já concluíram mais de 80% do curso deverão fazer o Enade 2018. Leia mais

Atividades de Educação Física

Os alunos bolsistas podem se inscrever para as atividades de Educação Física em 2018.2 entre 23 e 27 de julho. Leia mais

Teste de Nivelamento

Devem realizar o Teste de Nivelamento on-line os alunos interessados em cursar disciplinas de Alemão, Chinês, Espanhol, Francês ou Inglês no Departamento de Letras em 2018.2. Leia mais

Missas de Formatura

Nos dias 18 e 19 de julho, às 19h, serão celebradas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Leia mais