Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Comunicar 30 anos Brasão da PUC-Rio
Entrevista

Capacitar funcionários para excelência Por: Ana Carolina Salvador/ Foto: Matheus Aguiar.

 Marisa Espíndola, Zenaide Olivetti e Gianna Roque. Foto: Matheus Aguiar.
Marisa Espíndola, Zenaide Olivetti e Gianna Roque. Foto: Matheus Aguiar.

Há cerca de 10 anos, o Programa de Desenvolvimento de Funcionários oferece cursos presenciais de capacitação. Em parceria com a Central de Curso de Educação à Distância (CCEAD), a Gerência de Recursos Humanos também vai promover os Cursos Online de Qualificação Profissional para os funcionários da Universidade. A fim de formalizar o conhecimento interno dos processos da instituição, a partir desta semana estará disponível o primeiro módulo, o Curso Renovação de Matrícula. A consultora de recursos humanos, Marisa Espíndola; a coordenadora da Diretoria de Admissão e Registro (DAR), Zenaide Olivetti, e a coordenadora de avaliação e acompanhamento do CCEAD, Gianna Roque, explicam o projeto e como ele pode contribuir para a qualidade da Universidade.

Como surgiu a ideia de começar a fazer o curso de capacitação a distância?
Marisa Espíndola:
Nós queremos capacitar o corpo funcional da PUC em diversos processos, tanto acadêmicos quanto administrativos dentro de uma metodologia a distância, já que ela permite que os funcionários tenham mais autonomia para realizar o treinamento na data e no local em que eles estiverem mais disponíveis. Não há necessidade de chamar todos os funcionários para a sala de aula a fim de treiná-los para determinados processos. Estes módulos também permitirão que os profissionais que ingressam na Universidade assimilem de forma rápida conhecimentos necessários de alguns processos importantes no dia a dia. Os que já trabalham na PUC poderão se capacitar para suas funções atuais e também futuras. No futuro, o funcionário poderá concorrer a uma vaga interna que exija um conhecimento específico que diz respeito ao módulo estudado. Esses cursos de capacitação vão servir para que os funcionários possam exercer sua função de forma mais rápida e didática.

Por que o primeiro curso oferecido será sobre a renovação de matrícula?
Zenaide Olivetti:
A renovação de matrícula é um dos processos mais importantes da Universidade já que o aluno tem que realizá-lo todo semestre. Se pensarmos que o aluno de graduação ingressa na instituição sem a menor experiência em realizar esse procedimento, cabe aos funcionários das secretarias estarem preparados para esclarecer as inúmeras dúvidas deles. A ideia é que os funcionários possam atender os alunos da melhor maneira possível, com excelência.

Como a estrutura desses cursos foi desenvolvida?
Gianna Roque:
Estima-se que esse primeiro curso será de aproximadamente 8 horas, mas o tempo em que cada pessoa fará o curso é livre, ou seja, os funcionários vão realizar as aulas no tempo deles. Não haverá um professor, e os alunos vão aprender sozinhos. Uma equipe definida dentro da DAR será responsável por responder às questões que serão colocadas no fórum de dúvidas. Eles vão passar por todo o conteúdo, que está dividido entre os primeiros passos, o que é o processo da matrícula e a importância dele. Eles também vão ver quais são as etapas e prazos para cada uma, o que ocorre caso o aluno perca cada um desses prazos aqui dentro da PUC e a quem eles devem recorrer se isso acontecer. Dentro do curso, há perguntas mais frequentes que podem ser impressas para servir de guia de referência rápida. Depois que se sentirem confortáveis com o conteúdo do curso, os funcionários poderão fazer uma avaliação dentro do ambiente de aprendizado on-line. A Gerência de RH emitirá um certificado no momento em que receber do participante a declaração emitida pelo programa de aproveitamento igual ou superior a sete.

Quais são as principais vantagens do curso de capacitação a distância?
Zenaide:
Com este primeiro módulo, a responsabilidade de passar as informações dos cursos para os alunos será dividida, já que essa tarefa costuma ficar nas mãos da DAR, que centraliza todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Gianna: Com esse curso, é possível atingir um número muito maior de funcionários simultaneamente e tratar de um conteúdo que a pessoa consegue estudar sozinha. O fórum é um canal de comunicação com a visibilidade de todos os matriculados, no qual a pessoa pode perguntar caso não entenda algo e facilitar o aprendizado, já que a dúvida de um pode ser a dúvida de outros. Uma vez que o funcionário entrou no curso, ele vai continuar com o acesso a ele caso queira tirar alguma dúvida no futuro ou rever o conteúdo, que poderá ser atualizado.

Publicada em: 09/06/2017 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < A Década Chinesa na América Latina A Década Chinesa na Améri...

próxima > Um laboratório vivo para discutir sustentabilidade O Núcleo Interdisciplinar de M...

DESTAQUES

Cerimônia de Posse

A posse do cargo de diretora do Departamento de Artes & Design será assumido pelo professora Jackeline Lima Farbiarz, dia 4 de julho, às 11h. Leia mais

Lançamento de Livro

O livro Monteiro Lobato: O Reino de Deus para os pequenos será lançado na terça-feira, 27, na sede do iiLER, a partir das 17h. Leia mais

Educação Física

As inscrições nas atividades de Educação Física, do semestre de 2017.2, começam no dia 17 de julho para bolsistas e dia 27 para não bolsistas. Leia mais

Respuc

As próximas oportunidades para atividades voluntárias já estão disponíveis. Leia mais

Educação Infantil

O Curso de Especialização em Educação Infantil promove a mesa-redonda Infância e Educação: O que dizem as crianças; o que dizem as avaliações, na quarta-feira, 28, às 19h. Leia mais

Oportunidades de Estágio

Confira as oportunidades de estágio no Ciclo Básico do Centro Técnico Científico e no iiLer. Leia mais