Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Entrevista

IEAHu oferece minicurso para a pós-graduação Por: Juan Pablo Rey

As inscrições para o minicurso Contornos do Pensamento Africano estão abertas até o dia 24. As aulas serão oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) e ministradas pelo professor da UnB Wanderson Flor do Nascimento, pesquisador das filosofias africanas. Nascimento trará a discussão se há filosofia de “algum lugar” ou apenas filosofia. O curso ocorrerá entre os dias 3 e 7 de junho, com aulas das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sheila.durao@puc-rio.br. A professora Luisa Severo Buarque de Holanda, coordenadora do IEAHu, contou detalhes sobre o minicurso.

 

 <EM>A professora Luisa Buarque deu detalhes do minicurso Contornos do Pensamento Africano. Foto: Amanda Dutra</EM>
A professora Luisa Buarque deu detalhes do minicurso Contornos do Pensamento Africano. Foto: Amanda Dutra
 

 

 

 

 

Como serão as aulas do curso?

Luisa Severo Buarque de Holanda - São cinco aulas e elas têm uma continuidade. Cada aluno inscrito vai receber a relação de uma pequena bibliografia em português, coisas que estão disponíveis on-line, com links. É uma turma fechada que vai fazer uma imersão no trabalho do Wanderson e no pensamento africano e contemporâneo durante os cinco dias seguidos. E é necessário que o aluno participe de 75% das horas de aulas.

 

Como surgiu a ideia do minicurso?

Luisa - No ano passado, resolvemos investir em uma política de minicursos para pós-graduação para fazer jus a essa ideia de estudos avançados em humanidades. A ideia é que a partir deste ano, 2019, o IEAHu ofereça um minicurso por semestre valendo um crédito, de tal maneira que o aluno da pós-graduação de qualquer programa do CTCH ou do CCS poderá fazer três minicursos e valer como uma disciplina, já que as disciplinas valem três créditos na pós-graduação, ou até mesmo fazer porque se interessaram pelo tema proposto.

 

A ideia é sempre contar com professores de outras universidades? Como foi feita a escolha do professor Wanderson?

Luisa - Sim. É uma oportunidade de trazer pessoas de fora para dar a chance aos alunos de conhecer essas pessoas. Muitos nomes diferentes surgiram, mas a ideia de começar com o Wanderson Flor do Nascimento, que é professor do departamento de Filosofia da UnB, foi por causa de uma demanda por parte dos próprios alunos da PUC-Rio, que têm reivindicado a expansão dos estudos filosóficos para outras tradições que não essa filosofia que predomina na academia. Essa reivindicação tem crescido bastante nos últimos tempos, e o Wanderson é um professor espetacular que tem se dedicado há muitos anos sobre o pensamento africano.

 

Como será a carga horária do minicurso?

Luisa - É um minicurso importante, formalizado, que dura 15 horas. Vale um terço de uma disciplina de pós-graduação. Em um ano e meio você tem o equivalente a uma disciplina com três minicursos. A ideia é oferecer os minicursos com essa periodicidade, um por semestre, sempre de 15 horas, em geral concentrado em uma semana, já que é mais simples para professores de fora do Rio de Janeiro conseguirem dar conta desse recado.

 

 

O minicurso será voltado apenas para alunos de pós-graduação em Ciências Sociais?

Luisa - Qualquer aluno de pós-graduação. Acreditamos que especialmente os alunos do CTCH e do CCS serão os mais interessados, mas o curso é aberto para alunos de qualquer pós-graduação, pois vale um crédito, tem um código de disciplina, e a pessoa pode incorporar esse crédito no histórico. Nesse caso, a ideia do aprofundamento na extensão dos estudos é mais voltada à pós-graduação, mas, particularmente, acredito, que alguns alunos de graduação vão se interessar, e alguns vão conseguir entrar, porque são 35 vagas. 

Publicada em: 06/05/2019 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < Repensar o Jornalismo

O coordenador do curso de Jorn

...

próxima > Cultura Religiosa lança edição comemorativa da Revista CREatividade Para celebrar os dez anos da S...

DESTAQUES

Seminários de Informática Em formato de lives, os encontros do Seminário de Pós-Graduação em Informática são realizados às sextas-feiras, às 15h, e transmitidos por meio da plataforma Zoom e no canal do Departamento de Informática no YouTube. Leia mais.
Violência contra a mulher O Departamento de Serviço Social organiza o Webinário sobre o e-book As muitas faces da violência contra a mulher na perspectiva de gênero. Leia mais.
Campanha Arquidiocese A PUC-Rio e a Arquidiocese do Rio de Janeiro coletam doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes afetadas pela Covid-19. Leia mais.
Mestrado em Geografia As inscrições para o Mestrado em Geografia vão até o dia 13 de outubro. A área de concentração é Geografia e Sustentabilidade. Leia mais.
Bibliotecas As bibliotecas continuam fechadas, mas estão com serviços de home office para atender alunos e funcionários da PUC-Rio. Leia mais.
Office 365 A Universidade tem um acordo com a Microsoft que prevê disponibilizar o Office 365 para toda a comunidade PUC. Entre no link para fazer o cadastro e obter o acesso ao pacote on-line. Leia mais.