Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Destaques

Retomando a Caminhada Acadêmica Por: .

Depois desse período de recesso escolar de verão, a PUC-Rio inicia as suas atividades acadêmicas com o mesmo entusiasmo dos anos anteriores, com a esperança de que 2020 seja um ano mais alentador e profícuo, mesmo diante das dificuldades enfrentadas na nossa cidade do Rio de Janeiro. Temos a alegria de começar o semestre com uma bênção apostólica especial enviada pelo Papa Francisco para o Reitor e toda a comunidade educativa, disponibilizada nos nossos diferentes meios de comunicação impressa e eletrônica.

Sendo um ano de comemoração dos 80 anos da PUC-Rio, temos que comemorar com entusiasmo, alegria e gratidão, pois fomos a primeira Universidade católica, privada e comunitária do Brasil, nascida com asas para voar mais alto e, ao mesmo tempo, ser fonte de inspiração e paradigma para outras instituições que foram surgindo ao longo da história. Neste sentido, o Núcleo de Memória e o Projeto Comunicar prepararam várias atividades comemorativas que transcorrerão ao longo de todo o ano de 2020.

Convidamos a todos que participem com entusiasmo destes eventos, reforçando o nosso apreço e pertencimento pela nossa Universidade, que ao longo dos tempos soube enfrentar as dificuldades e encontrar saídas sábias e inteligentes para consolidar o seu modo de ser e proceder. Temos muito a comemorar, pois a PUC-Rio ocupou e continua ocupando um lugar especial em vários momentos da história de nosso país, com um pioneirismo na pesquisa, na produção científica em vários projetos inspiradores que nasceram dentro de nossa Universidade, contribuindo para o desenvolvimento e progresso do Brasil.

Que todos nós, professores, funcionários e alunos, possamos acolher com respeito e alegria os calouros que iniciam a sua caminhada acadêmica, sempre com aquele espírito de união e aceitação das diferenças, mostrando que é possível viver no campus universitário os mais elevados sentimentos de solidariedade, diálogo e colaboração fraterna. Que as brincadeiras de recepção sejam realizadas com o respeito pelas pessoas e acompanhadas de gestos simbólicos de solidariedade às pessoas mais pobres que sofrem pelas perdas oriundas das fortes chuvas do verão que assolaram a nossa cidade.

Que o Bom Deus possa nos dar uma fé forte e as bênçãos para enfrentar os desafios, com a confiança que unidos possamos vencer os radicalismos, que dividem e geram mais violência.

Desejamos a todos docentes, discentes e funcionários um profícuo ano letivo de 2020.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Reitor da PUC-Rio

Publicada em: 28/02/2020 Ver matérias da seção: Destaques

Nesta Edição

anterior < Aula Magna

A Aula Magna, que marca o iníc

...

DESTAQUES

Vice-Reitoria Comunitária CBA - Justificativa por Rendimento Acadêmico Insuficiente em 2019.2, FIES - Aditamento 2020.1 e FESP - Reunião Geral 2020.1 (Veteranos). Leia mais.
Pastoral Universitária Anchieta Projeto de vida, Crisma, Estudo em Comunicação e Direitos Humanos, Dignidade Re-Vista e Comunidade de Vida Cristã.Leia mais.
Cancelamento da Aula Magna A Aula Magna, que seria ministrada nesta segunda-feira, 16, pelo economista norte-americano Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia, foi cancelada.Leia mais.