Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Entrevista

Semana de Meio Ambiente: cinco anos da Laudato Si’ e os cuidados com a casa comum Por: .

De quarta, 3, a sexta-feira, 5, a PUC-Rio promove a XXVI Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio. A atividade, uma tradição no campus da Universidade, em tempos de pandemia, será realizada por meio virtual, com a participação de convidados internacionais. O tema desta edição é a reflexão sobre os cinco anos da encíclica Laudato Si’ e os cuidados ao meio ambiente, principalmente nas questões relacionadas à Amazônia, ao desenvolvimento e à saída da pandemia. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., destaca a importância da mensagem do Papa Francisco na atual conjuntura.

 O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. (foto: Amanda Dutra)
O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. (foto: Amanda Dutra)

Diante das posturas governamentais sobre saúde pública, meio ambiente e direitos humanos, na opinião do senhor, qual a importância de manter viva a mensagem contida na encíclica Laudato Si’?

Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.: A mensagem da Laudato Si’ tem um caráter universal, ou seja, foi escrita para todos os povos e culturas do planeta Terra, com o objetivo de mostrar que novos paradigmas devem ser contemplados na relação do ser humano com o meio ambiente. Em uma nova ecologia integral, a saúde, os direitos humanos, o meio ambiente, a economia etc., devem ser abordados de maneira articulada e de forma sustentável. Para tanto, é necessário mudar os enfoques, corrigir os erros, converter a mentalidade e procurar alternativas pessoais e sociais que sejam humanamente mais justas e ecologicamente mais condizentes com o equilíbrio do meio ambiente. Temos que manter viva a mensagem da Encíclica para reverter progressivamente a cultura do descarte, a desigualdade, a degradação social e ambiental, as políticas públicas, a perda da biodiversidade, e tantas outras questões que agravam a saúde da nossa casa comum planetária.


Qual a importância de promover a Semana de Meio Ambiente para refletir sobre as questões de preservação da nossa casa comum, o Planeta Terra?

Reitor: A Semana de Meio Ambiente é um evento simbólico para mostrar a nossa preocupação e o nosso compromisso com as questões socioambientais. Ela toma um sentido maior quando o contexto local ou global caminha na contramão das conquistas e avanços da sociedade, ou quando o meio ambiente não é colocado no centro das grandes preocupações de governos. Neste ano de 2020, quando celebramos os 5 anos da Laudato Si’, certamente a Semana de Meio Ambiente não pode deixar de abordar as preocupações que todos nós temos com as atuais políticas na área ambiental, muitas vezes com posturas opostas àquilo ao que a Encíclica nos exorta.

O senhor concorda que a realização da Semana de Meio Ambiente em tempos de isolamento social nos distancia fisicamente, mas, ao mesmo tempo no aproxima?

Reitor: Esta é uma experiência única, pois nunca celebramos a Semana de Meio Ambiente de maneira remota, longe das pessoas e distante de nosso campus ecológico da PUC-Rio. Mesmo confinados, continuamos unidos e compartilhando nossas ideias e preocupações com as grandes questões planetárias. Estamos perto dos olhos pela via online e unidos de coração com a nossa casa comum. Enquanto estamos em casa, a natureza vai recuperando os elos da cadeia fragmentados, e refazendo as feridas que nós humanos provocamos na criação.

Que reflexões, à luz da Laudato Si’, a atual pandemia, e todas as disparidades que ela evidencia, na sua opinião, devem ser entendidas como aprendizado?

Reitor: A pandemia, apesar das dores e perdas, vai levar o ser humano a repensar muitos valores que estavam sendo esquecidos ou deixados de ser praticados como a solidariedade, a simplicidade de vida, a vida em família, os princípios da fé, a vivência concreta do amor ao próximo, o silêncio, a valorização do essencial etc.

Programação XXVI Semana de Meio Ambiente PUC-Rio
Laudato Si’, o Clima e a Sociedade

Quarta, 3 - Laudato Si’ na Amazônia - mediador Padre Waldecir
10h: abertura: Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio; Dom Joel Portella (Secretário-Geral da CNBB); padre Josafá de Siqueira, SJ (Reitor da PUC-Rio); Professor Luiz Felipe Guanaes Rego (Diretor NIMA da PUC-Rio)
Palestra: Cinco anos da Laudato Si’ - Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
10h30: vídeo Papa Francisco
10h35: Laudato Si’ e a Pan Amazônia - padre Ferro, S.J. (Serviço Jesuíta Pan-Amazônico)
11h: Laudato Si’ na Prelazia de Itacoatiara - Dom José Ionilton (Bispo
de Itacoatiara)
11h30: Perguntas dos participantes
12h: vídeo
15h: Minicurso: A ecologia integral proposta pela Laudato Sí’ no Sínodo da Amazônia. Professora Eva Aparecida (Teologia).
Assista aqui aos debates.

Quinta, 4 - Laudato Si’ e o Clima - mediador: Felipe Guanaes 
10h: Vídeo Papa Francisco
10h05: Fé no clima - Diálogo inter-religioso
11h: Alterações Climáticas no contexto da pandemia. Professor Filipe Duarte (Universidade de Lisboa)
11h30: Perguntas dos participantes
12h: As alterações climáticas, Pandemia e Desenvolvimento Econômico - Sergio Besserman (Departamento de Economia PUC-Rio)
12h30: Perguntas dos participantes
13h: vídeo
15h: Minicurso: Laudato Si’ e os Projetos Socioambientais do NIMA: Educação Ambiental + Hortas. Professor Roosevelt Fidelis (NIMA)
Assista aqui aos debates.

Sexta, 5 - Dimensões da Laudato Si’ - mediador: marcos cohen
10h: vídeo Papa Francisco
10h05: Laudato Si’ na Pandemia - Emma Torres (Associate Director, Head of New York Office Sustainable Development Solutions Network)
10h40: Perguntas dos participantes
11h: A Laudato Si’ na Academia - Professor Viriato Soromenho-Marques (Universidade de Lisboa)
11h40: perguntas dos participantes
12h: vídeo
15h: E agora? Programa de entrevistas TV PUC-Rio (YouTube). A pandemia e o Desenvolvimento Sustentável. Projeto Comunicar.
Assista aqui aos debates.

Publicada em: 31/05/2020 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < ‘Para Além da Quarentena: reflexões sobre a crise e pandemia’

Inez Stampa e Ana Lole, do Dep

...

próxima > Pesquisa monitora a qualidade do ar na PUC-Rio

A partir do dia 9 de março, o

...

DESTAQUES

Seminários de Informática Em formato de lives, os encontros do Seminário de Pós-Graduação em Informática são realizados às sextas-feiras, às 15h, e transmitidos por meio da plataforma Zoom e no canal do Departamento de Informática no YouTube. Leia mais.
Violência contra a mulher O Departamento de Serviço Social organiza o Webinário sobre o e-book As muitas faces da violência contra a mulher na perspectiva de gênero. Leia mais.
Campanha Arquidiocese A PUC-Rio e a Arquidiocese do Rio de Janeiro coletam doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes afetadas pela Covid-19. Leia mais.
Mestrado em Geografia As inscrições para o Mestrado em Geografia vão até o dia 13 de outubro. A área de concentração é Geografia e Sustentabilidade. Leia mais.
Bibliotecas As bibliotecas continuam fechadas, mas estão com serviços de home office para atender alunos e funcionários da PUC-Rio. Leia mais.
Office 365 A Universidade tem um acordo com a Microsoft que prevê disponibilizar o Office 365 para toda a comunidade PUC. Entre no link para fazer o cadastro e obter o acesso ao pacote on-line. Leia mais.