Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Entrevista

Reconfiguração da Interação Social para além dos muros Por: .

Organizado pela professora Maria das Graças Dias Pereira, do Departamento de Letras, em conjunto com Renata Martins Amaral, doutora em Letras/Estudos da Linguagem, e Talita Rosetti Souza Mendes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras - todas integrantes do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho (LingCult) - o seminário Entre e Além Muros: Reconfigurações da Interação Social em Tempos de Pandemia foi reconhecido no edital promovido pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio (IEAHu/CTCH) por mérito e contemplado com o suporte técnico. O encontro, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), será realizado nos dias 1, 3 e 8 de setembro, gratuitamente, via plataforma Zoom. Em entrevista, o grupo organizador revelou que a proposta surgiu a partir da inquietação dos participantes do Grupo de Pesquisa diante dos novos meios de interação que foram repentinamente adotados com a chegada da covid-19. A expectativa do grupo é criar um espaço de diálogo sobre a reconfiguração da interação social a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, e promover trocas sobre a experiência de profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e educação, além de pessoas ligadas a movimentos sociais voltados à população, sobre a forma como foi possibilitada a atuação desses grupos durante a pandemia. A participação é gratuita e os inscritos receberão os links de acesso por e-mail. Clique aqui para fazer a inscrição.

 Maria das Graças Dias Pereira, Renata Martins Amaral e Talita Rosetti Souza Mendes (fotos:acervo pessoal)
Maria das Graças Dias Pereira, Renata Martins Amaral e Talita Rosetti Souza Mendes (fotos:acervo pessoal)

Como surgiu a ideia de promover o congresso Entre e Além Muros?
O interesse pela temática surgiu a partir da inquietação dos participantes do Grupo de Pesquisa face às mudanças nos modos de interação com seus pares dentro e fora dos limites físicos da academia, repentinamente instaurados pela covid-19. Os membros atuam como profissionais que também precisaram adequar suas práticas de trabalho cotidianas entre a escola e a saúde. Além disso, alguns deles têm vínculos com movimentos sociais que também passam por processos de redefinição de caminhos e de interesses, face às necessidades em emergência. A vivência cotidiana com a pandemia nos impulsionou, assim, a elaborar uma proposta de evento para o edital promovido pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio. A proposta foi reconhecida pelo IEAHu/CTCH por mérito e contemplada com o suporte técnico. Por acreditarmos que o diálogo com nossos pares de dentro e de fora do universo acadêmico seja fundamental para criarmos entendimentos acerca do mundo em que vivemos, propomos uma interlocução entre membros da universidade e pessoas com menor ou nenhuma inserção na academia formal. Afinal, todos sofreram e sofrem os impactos da pandemia e podem contribuir, de modo rico, com suas experiências diante do quadro.

Como será o desenvolvimento do trabalho proposto para o debate no Entre e Além Muros?
Com olhar atento ao cenário de reconfiguração social, a proposta do “Entre e Além Muros: Reconfigurações da Interação Social em Tempos de Pandemia” é focar em aspectos relacionados à interação em múltiplas vozes interdisciplinares. Para tanto, esses diálogos acontecerão por meio de palestras, de mesas redondas e de rodas de conversa, com reflexões não apenas de profissionais ou pesquisadores das áreas da linguagem, educação e saúde, mas também de pessoas ligadas a movimentos sociais que atendem à população.

Discutir sobre os efeitos da pandemia ainda vivendo o distanciamento social foi um desafio para a realização do encontro?
Desenvolver um encontro acadêmico em âmbito virtual implicou, sem dúvida, em novas experiências para o grupo. Ao mesmo tempo em que tivemos uma facilidade maior para convidar excelentes participantes de outros estados para o evento, tivemos dificuldades com os aparatos tecnológicos. Tivemos, por exemplo, muitas dúvidas iniciais sobre o suporte e sobre a própria interação. Em um evento presencial, as pessoas podem trocar experiências, dialogar, perguntar. Pensamos em como é possível tornar o ambiente do Zoom agradável aos inscritos – o que não é tarefa fácil. Estamos aprendendo e esperamos que essa nova experiência seja interessante para todos.

Quais os objetivos esperados com esse movimento?
Com a realização desse evento, nossos objetivos principais são: (a) criar um espaço de diálogo sobre a reconfiguração da interação social a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas dentro dos campos da Linguística Aplicada, da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia; (b) tecer entendimentos acerca das novas formas de interagir a partir do olhar e da voz de profissionais de distintas áreas que tiveram a covid-19 como determinante para modificações repentinas do exercício profissional, tais como médicos, enfermeiros, professores, contando também com a participação de usuários desses serviços; e (c) ampliar a  escuta e o aprendizado acerca da reconfiguração da atuação de movimentos sociais - incluindo a presença e a apresentação de representantes que continuaram o auxílio à população durante o contexto estabelecido pelo novo coronavírus.

Publicada em: 31/08/2020 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < PUC Hack: desafio pela inovação multidisciplinar

No PUC Hack os aluno

...

próxima > Guia de Convívio no campus da PUC-Rio

Para reforçar os cuidados que

...

DESTAQUES

Seminários de Informática Em formato de lives, os encontros do Seminário de Pós-Graduação em Informática são realizados às sextas-feiras, às 15h, e transmitidos por meio da plataforma Zoom e no canal do Departamento de Informática no YouTube. Leia mais.
Violência contra a mulher O Departamento de Serviço Social organiza o Webinário sobre o e-book As muitas faces da violência contra a mulher na perspectiva de gênero. Leia mais.
Campanha Arquidiocese A PUC-Rio e a Arquidiocese do Rio de Janeiro coletam doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes afetadas pela Covid-19. Leia mais.
Mestrado em Geografia As inscrições para o Mestrado em Geografia vão até o dia 13 de outubro. A área de concentração é Geografia e Sustentabilidade. Leia mais.
Bibliotecas As bibliotecas continuam fechadas, mas estão com serviços de home office para atender alunos e funcionários da PUC-Rio. Leia mais.
Office 365 A Universidade tem um acordo com a Microsoft que prevê disponibilizar o Office 365 para toda a comunidade PUC. Entre no link para fazer o cadastro e obter o acesso ao pacote on-line. Leia mais.