Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Entrevista

Empresa Júnior completa 25 anos Por: .

Ela já nasceu com o DNA da primeira universidade empreendedora do Brasil e da América Latina, que se somou ao entusiasmo de jovens estudantes. Agora, completa 25 anos de jornada alinhada com os novos rumos da cultura empresarial e corporativa que espelham as transformações e mudanças do mercado de trabalho e de setores produtivos do Brasil. A Empresa Júnior da PUC-Rio comemora a data com um currículo que acumula mais de 1.100 projetos de sucesso e alguns prêmios de qualidade. Em 2000, ficou entre as cinco melhores EJs do país e ganhou uma menção honrosa PQ-Rio (Prêmio de Qualidade Rio). O diretor do Instituto Gênesis, João Gabriel Hargreaves Ribeiro, e a presidente da Empresa Júnior, Ana Clara Taixeirão, falam desta experiência que é uma referência.

 Ana Clara Taixeirão e João Gabriel Hargreaves Ribeiro (fotos: acervo pessoal)
Ana Clara Taixeirão e João Gabriel Hargreaves Ribeiro (fotos: acervo pessoal)

Qual a importância da Empresa Júnior para a PUC-Rio como universidade e como campo acadêmico de produção do saber?
João Gabriel Hargreaves Ribeiro: A EJ PUC-Rio, sempre em busca no fortalecimento de atitudes empreendedoras e de inovação, é uma verdadeira usina de novos talentos profissionais capacitados para atender às demandas e tendências do mercado, fundamentados pelo padrão de excelência da PUC-Rio, assimilado pelo acompanhamento de perto do Instituto Gênesis. Tudo isto faz com que a EJ PUC-Rio funcione como referência em relação às empresas juniores do Brasil, exercendo uma ação modelar para todo o corpo discente da Universidade, que encontra ali uma oportunidade de experimentar o competitivo mercado de trabalho. Neste sentido, o conhecimento gerado pela EJ PUC-Rio, alicerçado pelo padrão internacional de qualidade dos docentes da PUC-Rio, é um diferencial competitivo do mais alto valor agregado para a PUC-Rio nos seus 80 anos de atividades de ensino superior e pesquisas.
Ana Clara Taixeirão: A Empresa Júnior é uma iniciativa de empreendedorismo dentro do campus da PUC-Rio que permite que alunos dos mais diversos cursos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade, desenvolvendo uma visão crítica e holística que acabamos não tendo tanto nos cursos da Universidade. Outro ponto que eu vejo como sua importância para a Universidade é sobre a sua capacidade de ressignificar a relação dos estudantes com a PUC, acredito que toda iniciativa dentro do campus permite que a gente viva experiências muito mais próximas com a Universidade e crie uma relação afetiva com o lugar que faz parte da nossa vida por tantos anos. Além disso, a EJ é formada por jovens que querem fazer a diferença por onde passam e, assim, estamos sempre pensando em como impactar o ambiente que estamos inseridos por meio de ações, eventos e projetos. Dessa forma, a EJ não só proporciona uma maior integração entre cursos e alunos, mas também desenvolve empreendedores e forma líderes e profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

Quais as principais conquistas destes 25 anos de existência da EJ?
João Gabriel Hargreaves Ribeiro: A EJ PUC-Rio já nasceu com a força e entusiasmo de jovens estudantes da primeira universidade empreendedora do Brasil e da América Latina. Ao longo dos anos, ela foi acompanhando as grandes transformações e mudanças do mercado de trabalho e dos setores produtivos da economia brasileira e internacional. A EJ PUC-Rio acompanha os novos rumos da cultura empresarial e corporativa, com uma bússola para a modernização e o aprimoramento contínuo dos seus serviços de consultoria. Podemos dizer que a marca que a EJ PUC-Rio consolidou em 25 anos de atuação é a qualidade baseada no aperfeiçoamento permanente com o que há de mais inovador no mercado.
Ana Clara Taixeirão: Ao longo desses 25 anos, a EJ recebeu alguns prêmios de qualidade. Em 2000, ficamos entre as cinco melhores EJs do Brasil, logo após ganhamos uma menção honrosa PQ-Rio (Prêmio de Qualidade Rio) e, em seguida, os prêmios de prata e ouro. Outra conquista importante foi a nossa sala no Leme, que permite um contato ainda mais próximo com os alunos da Universidade no dia a dia. Além disso, já realizamos mais de 1.100 projetos, conseguindo tirar muitas ideias do papel e ver empreendimentos dos nossos clientes crescendo cada vez mais.

O que a EJ representa para o Instituto Gênesis?
João Gabriel Hargreaves Ribeiro: A EJ PUC-Rio é a comprovação de que o Gênesis atua buscando sempre uma ação modelar. O brilho no olhar ávido pela concretização de grandes projetos e iniciativas inovadoras dos seus integrantes, renova nossas forças e transmite vigor para a responsabilidade que temos em auxiliá-los a tomarem as melhores direções para consolidar perfis de futuras lideranças para o mercado, permitindo a estes atuar em qualquer setor produtivo mundial.
Ana Clara Taixeirão: O Instituto Gênesis é a maior iniciativa de empreendedorismo dentro da Universidade, sendo essa proposta bem semelhante com a da EJ já que nossa missão é formar jovens empreendedores. Estar próxima do Instituto Gênesis representa uma troca com aqueles que já são mais experientes nesse mercado e têm muito a agregar nesse processo. Acredito que para o Gênesis seja uma possibilidade de acompanhar de perto os futuros empreendedores e, de certa forma, estar mais próximo dos alunos de graduação.

Como funciona a Empresa Júnior? Que serviços ela oferece?
João Gabriel Hargreaves Ribeiro: Confirmo, com toda a certeza de quem acompanha de perto, a definição que os próprios membros reforçam: A Empresa Júnior PUC-Rio é uma consultoria formada por alunos que ao longo do tempo vêm transformando e adaptando sua estrutura organizacional às necessidades do mercado. Sua missão é desenvolver jovens empreendedores capazes de transformar o meio no qual se inserem. Hoje, atua em três frentes de consultoria – de gestão, comunicação e arquitetura – e busca cada vez mais realizar projetos interdisciplinares. Composta com membros de 15 cursos diferentes da PUC-Rio, a empresa é movida, sobretudo, pela inquietude dos sócios, que carregam um sentimento de dono. Faz parte de sua essência a vontade de inovar, fazer diferente e sempre se adequar ao contexto socioeconômico. Cada nova oportunidade de projeto torna-se um desafio para gerar impacto positivo no ecossistema empresarial e no desenvolvimento de seus membros.
Ana Clara Taixeirão: A Empresa Júnior é uma empresa de consultoria interdisciplinar com atuação em três frentes: comunicação, gestão e arquitetura. Trabalhamos oferecendo soluções para os nossos clientes, realizando desde a construção da essência da marca e seu posicionamento de mercado até seus processos internos e sua viabilidade financeira.  Quanto ao nosso funcionamento, nós mesmos gerimos a empresa. Costumamos dizer que temos uma dupla jornada, pois ao mesmo tempo que somos responsáveis pelos projetos dos nossos clientes nos subdividimos em setores e equipes que permitem manter a nossa organização interna em dia.

Como os alunos podem participar da Empresa Júnior?
João Gabriel Hargreaves Ribeiro: Costumo dizer que é preciso estar alerta e cultivar a curiosidade em tudo o que se faz. Periodicamente, a EJ abre processos seletivos para renovação e criação de novas oportunidades de vagas em seus quadros funcionais.
Ana Clara Taixeirão: Realizamos nosso processo seletivo todo ano, podendo ocorrer até duas vezes ao ano. Para participar basta se inscrever em nosso site e escolher uma área de especialização entre as sete existentes (Assessoria, Audiovisual, Arquitetura, Design, Finanças, Marketing e Processos). Vale lembrar que todos os cursos são bem vindos dentro da Empresa Júnior, hoje temos membros de 15 cursos diferentes o que torna possível a nossa interdisciplinaridade.

Publicada em: 28/09/2020 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < Jornalismo tem nova grade curricular alinhada com as necessidades profissionais do mercado

O Coordenador do Curso de Jorn

...

próxima > Semana de Direitos Humanos defende o ideal Vida para Todos

A organizadora da Se

...

DESTAQUES

Semana Teológico-Pastoral De terça, 20, a quinta-feira, 22, ocorrerá a XXI Semana Teológico-Pastoral, uma iniciativa do Instituto Teológico Franciscano e do Depto. de Teologia. Leia mais.
Socorro Felino O grupo de voluntários Felinos Universitários do Marquês precisa de ajuda para manter os cuidados e a alimentação dos gatos das colônias existentes na PUC-Rio, no Minhocão e da colônia da banca do Antônio. Leia mais.
Alunos Empreendedores A PUC-Rio promove uma campanha de divulgação das atividades de alunos empreendedores. Leia mais.
ELEIÇÃO DA CIPA A eleição para os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ocorre até o dia 23. Leia mais.
Campanha Arquidiocese A PUC-Rio e a Arquidiocese do Rio de Janeiro coletam doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes afetadas pela Covid-19. Leia mais.
Office 365 A Universidade tem um acordo com a Microsoft que prevê disponibilizar o Office 365 para toda a comunidade PUC. Entre no link para fazer o cadastro e obter o acesso ao pacote on-line. Leia mais.