Expediente Fale conosco
Jornal PUC  
Brasão da PUC-Rio e selo 80 anos
Entrevista

Vestibular PUC-Rio: mais um capítulo da inovação tecnológica na Universidade Por: .

O Vestibular PUC-Rio 2021 será totalmente on-line por meio de uma plataforma especializada que é capaz detectar, com o uso de inteligência artificial, fraudes ou irregularidades. O Vice-Reitor Acadêmico, José Ricardo Bergmann, a Coordenadora de Graduação, Daniela Vargas, o Coordenador de Planejamento Acadêmico, Marco Antonio Casanova, e a Coordenadora de Vestibular, Marta Velasco, explicam como foi o processo para organizar a seleção virtual e detalhes sobre a avaliação. A equipe da Vice-Reitoria Acadêmica avisa que não haverá aplicação de provas presenciais para candidatos que não conseguirem participar das provas on-line. Apenas 10 candidatos que precisam de atendimento especial, como ledores, farão a prova no campus Gávea, respeitando o protocolo para evitar o contágio da covid-19. Outra novidade é que o Vestibular será “de Verão” e oferece somente vagas para o 1º semestre de 2021. A PUC-Rio terá um segundo processo seletivo, para todos os cursos, para as vagas do 2º semestre de 2021 para alunos que, por conta da pandemia, não conseguirão concluir o terceiro ano do Ensino Médio até o período de matrículas do próximo ano.

 José Ricardo Bergmann, Daniela Vargas, Marta Velasco e Marco Antonio Casanova.
José Ricardo Bergmann, Daniela Vargas, Marta Velasco e Marco Antonio Casanova.

Como serão aplicadas as provas on-line? Como funcionará esse método?
As provas on-line serão aplicadas em uma plataforma especializada. A PUC-Rio avaliou diversas alternativas disponíveis e optou pela plataforma oferecida por uma empresa internacional com vasta experiência na realização de processos de certificação profissional.

Quanto tempo a PUC-Rio precisou para organizar essa seleção diante da permanência do estado de contaminação com a covid-19? Como foi essa preparação?
Começamos a avaliar as opções em abril, assim que fechamos questão sobre o formato do Vestibular de Inverno. O vestibular de inverno utilizou apenas os resultados do ENEM, mas com o adiamento das provas do ENEM 2020 se tornou necessário pensar em uma avaliação própria para podermos selecionar ingressantes para 2021. Optamos por manter o modelo o mais parecido possível com o aquele já conhecido do Vestibular PUC-Rio, sempre muito elogiado pelas escolas. Foi, claro, necessário adaptar ao formato on-line, simplificando a prova para que não fosse demasiadamente cansativo para os candidatos. A equipe que sempre trabalha no Vestibular foi reforçada com outros colaboradores de diferentes áreas da PUC-Rio, além da equipe da Fundação Cesgranrio. Ao todo, estão envolvidas neste processo cerca de 300 pessoas.
 
Quais os mecanismos que serão utilizados para verificar se o aluno está respondendo as questões sem a ajuda de outras pessoas?
A plataforma usa um sistema de inteligência artificial para detecção de diferentes tipos de irregularidades, em especial a presença de outras pessoas no ambiente da prova, por meio do acesso ao computador do candidato, bem como compartilhamento da câmara e do microfone. Teremos fiscais humanos acompanhando a realização das provas pelos candidatos em uma central de monitoramento montada especialmente para este fim.

De que forma a PUC se resguardou contra fraudes nessa modalidade virtual?
A plataforma que foi escolhida possui tecnologia que detecta situações consideradas irregulares, como, por exemplo, a consulta a outra tela do computador, abertura de aplicativos de mensagens e outros programas. A utilização dos fiscais humanos, especialmente treinados no uso da plataforma, é uma segunda camada de segurança para avaliar as sinalizações feitas pela supervisão automática da plataforma. A própria plataforma tem funcionalidades de inibição de fraudes, por exemplo, desabilita a ferramenta de copiar-e-colar. Todas as provas de todos os candidatos serão filmadas. Os casos considerados suspeitos passarão por uma auditoria, que poderá levar à desclassificação do candidato. Esperamos que todos os candidatos respeitem as regras do concurso e respondam às provas sem auxílio de terceiros e que não seja necessário eliminar candidatos por condutas impróprias.

Como será o procedimento com vestibulandos que necessitam de atendimento especial? Quantos se enquadram nessa situação e como será a solução?
Os candidatos que precisarem de tempo estendido de prova mas que não precisem de outros auxílios farão a prova em casa.  Somente 10 candidatos indicaram a necessidade de outros recursos, em especial ledor e/ou transcritor. Estes farão a prova em computadores nas dependências da Universidade.

Haverá atendimento presencial para candidatos que, por algum motivo, não conseguirem prestar o concurso na modalidade on-line?
Não há a possibilidade de aplicação de provas presenciais para candidatos que não conseguiram participar das provas on-line.  Os que prestaram prova do ENEM entre 2015 e 2019 poderão participar com seus resultados.  Nossa preocupação maior foi com os alunos que ficaram impedidos de participar porque não concluirão o Ensino Médio até fevereiro de 2021.  Por esse motivo, excepcionalmente, o Vestibular “de Verão” 2021 somente ofereceu as vagas do 1º semestre de 2021. Estamos planejando um segundo processo seletivo, para todos os cursos, para as vagas do 2º semestre de 2021 e, com isso, esperamos atender a um segmento que se viu impedido de participar do Vestibular on-line.

A PUC-Rio se inspirou em experiências de outras instituições que também optaram pela prova on-line?
Sim, entramos em contato com outras universidades comunitárias que fizeram processos seletivos on-line em junho e julho para colher relatos de experiências, e ouvimos alunos e ex-alunos que participaram de processos seletivos on-line para programas de pós-graduação.  Também vimos experiências estrangeiras, de uso de provas com “proctoring”.  
 
Qual a relação dos Desafios com o Vestibular e quais são os benefícios para os vencedores?
Os medalhistas dos Desafios de Física, Matemática e Química, bem como medalhistas de Olimpíadas nessas áreas, inscritos no Vestibular da PUC-Rio, podem ser contemplados com bolsas de estudos, se optarem por matricular-se em um dos bacharelados de Física, Matemática e Química. 

No que consistem os Desafios PUC-Rio e quais áreas eles abrangem?
Tradicionalmente, os candidatos participam de uma prova de alta complexidade, elaborada e corrigida por professores da PUC-Rio. São três provas distintas, uma em cada área – Física, Matemática e Química – e os candidatos podem participar de todas.  Este ano, por conta da pandemia, os Desafios estão sendo adaptados, mas foram mantidos. As mais altas notas recebem medalha de ouro, prata e bronze.

Publicada em: 19/10/2020 Ver matérias da seção: Entrevista

Nesta Edição

anterior < Conferência SDSN: soluções para construir um futuro mais equitativo para o planeta

Entrevista com Luiz Felipe Gua

...

próxima > Professores e funcionários homenageados receberão certificados em casa

Com a pandemia provocada pela

...

DESTAQUES